Câmara lançará livro sobre desafios do envelhecimento no Brasil

07/02/2017 20:48

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados  vai lançar no dia 21 de fevereiro um livro com os resultados do estudo  “Brasil 2050 - os desafios de uma nação que envelhece”, relatado pela deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) com o apoio da Consultoria Legislativa da Casa.

Como parte do estudo, o Cedes ouviu nesta terça-feira (7) o diretor-executivo do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo, Nico Schiettekatte, que relatou a experiência da rede de proteção na Holanda.

Segundo ele, a ideia principal é a autogestão, o treinamento e preparo para fazer com que as pessoas sejam responsáveis por suas decisões.

“O envelhecimento saudável será o maior desafio do século XXI. O importante é que os idosos estejam no centro dos cuidados e gerenciem suas próprias vidas, participem da sociedade e sejam donos de seu planejamento de saúde”, explicou.

Inclusão
Para a deputada Cristiane Brasil, há bons exemplos do tratamento da pessoa idosa na Holanda, principalmente quanto à inclusão na sociedade.

“É uma sociedade que se mostra muito mais inclusiva do que a nossa. Em relação à saúde, eles colocam o idoso em centro do tratamento, de acordo com as suas próprias escolhas”, afirmou.

Apesar das diferenças entre Brasil e Holanda, os dois países enfrentarão situações semelhante quanto ao envelhecimento. Em 2050, 30% da população dos dois países terão mais de 65 anos.

A Holanda tem parceria com o Brasil no tratamento de algumas doenças, como o mal de Parkinson, mas Schiettekatte aposta no cuidado de saúde especializado por bairros para melhorar as condições de envelhecimento nos dois países.

 

via Agência Câmara de Notícias