O FIES e seus problemas

12/01/2017 22:37

O FIES é um programa do Governo Federal que visa o financiamento parcial ou total de Universidade Privada no País. Através desse programa milhares de pessoas tem conseguido acessar o ensino superior, o que antes era muitas vezes inviável, uma vez que as portas para a Universidade Pública é estreita e a mensalidade de Universidade Particular não condiz com a capacidade financeira de boa parte da população.

Ora, então podemos dizer que esse programa é a solução dos problemas do Ensino Superior do País? Infelizmente a resposta não é aquela esperada. O programa não tem cumprido com o sonhado por diversas famílias que ingressaram na faculdade buscando o tão sonhado diploma de nível Superior.

Dentre os inúmeros problemas, o FIES vem negligenciando aqueles que já usufruem do programa, dificultando o seu aditamento ou até mesmo impossibilitando que o aluno se rematricule.

Vejamos: se o aluno não possui condição financeira para arcar com os estudos e se depara com o seu financiamento bloqueado de alguma forma, como fará para terminar a faculdade e como pagará por um estudo que não conseguiu concluir?

É recorrente as reclamações e desesperos de alunos. Mas o que fazer? Como resolver tal questão? É preciso verificar primeiro se por acaso infringiu alguma norma do FIES, como por exemplo, ter 75% de aproveitamento em cada período.

Visto isso, procure se informar com o FIES, com a faculdade ou até mesmo com o banco qual o impedimento para o prosseguimento do seu financiamento.

Para sua segurança guarde e-mails, protocolos e demais comprovantes de que sua situação até o momento estava normalizada com o financiamento. Enfim, se sua conclusão for de que o programa de financiamento ou a faculdade gerou prejuízo ao seu estudo, fazendo com que interrompa os estudos, aí sim, procure um advogado e pleiteie seus direitos.

 

via Jusbrasil

por Nathália Gonçalves