O Site

 

        A iniciativa de produzir este site se deu a partir da realização de um projeto de extensão intitulado  Cidadania Participativa . Com este projeto, procuramos acompanhar e divulgar as atividades parlamentares dos vereadores da Câmara Municipal de Parintins (CMP), cidade do interior do Estado do Amazonas, distante 369Km da capital Manaus. Acompanhamos a elaboração de projetos de leis, requerimentos, proposituras, audiências públicas e as atividades das comissões parlamentares.

 

        Na sequência deste projeto, realizamos um segundo, intitulado Ciberdemocracia. Utilizando as novas tecnologias de comunicação e informação para acompanhar as atividades do poder legislativo, não apenas da CMP, mas também as atividades do Congresso Nacional, com ênfase na bancada amazonense. Outros projetos se seguiram em sequência, culminando, inclusive, com o nosso projeto de doutoramento (veja mais na seção: Pesquisa e Extensão). Durante o período  2015-2018 tivemos que dar uma pausa na elaboração de projetos, para nos concentrar exclusivamente no projeto de doutorado. Mas após esse período, com certeza outros projetos virão.

 

        A internet tem se mostrado uma ferramenta importante no processo de construção de uma sociedade mais democrática, dando uma nova configuração aos espaços públicos de discussão e elaboração de leis, reinventando o fazer democrático.

 

        Com o tempo, percebemos que o site poderia ser utilizado também como uma ferramenta pedagógica. Aproveitamos o espaço existente neste site para disponibilizar materiais didáticos utilizados em sala de aula, para disciplinas como Introdução a Filosofia, Filosofia Política, Ciência Política, Filosofia da Educação, entre outras. E desde setembro de 2016 que o site disponibiliza, além de textos e artigos, apresentação de slides com o material didático de aulas, palestras e comunicações em eventos.

 

        Desta forma, este site tem sido uma ferramenta pedagógica importante de ensino, pesquisa e extensão (o tripé fundamental do ensino universitário), além de manter o propósito inicial de divulgar informações sobre atividades políticas nas mais diferentes esferas de poder, procurando contribuir de forma significativa com o processo de formação de um “novo” cidadão para o século XXI, consciente de sua realidade sócio-histórica, partícipe deste processo. 

 

 

Fica aqui nossos agradecimentos ao então Excelentíssimo Vereador Presidente da Câmara Municipal de Parintins (na legislatura 2009-2012), Juscelino Melo Manso, que tornou possível a viabilização do primeiro projeto (Cidadania Participativa, realizado no primeiro semestre de 2011). Sem esta visão de mundo, que preza pela transparência e pela participação popular nos trabalhos legislativos, este projeto não teria sido realizado.

 

 

 

Você pode colaborar com o nosso site, com textos de sua autoria, sugestões ou críticas, é só entrar em contato conosco através do e-mail: alexsandromedeiros@ufam.edu.br

Se preferir, acesse o link Colaborar para enviar o seu texto para publicação.
Após a análise do texto, entraremos em contato para confirmar a publicação no website.

 

Comente o nosso website

Data: 05-11-2016

De: Age de jesus chapepa

Assunto: intitulado Ciberdemocracia

devemos buscar conhecimento que nos analtece pra o desenvolvimento intelectuais.

Data: 05-11-2016

De: Portal Consciência Política

Assunto: Re:intitulado Ciberdemocracia

sim, Age de Jesus, nosso objetivo é trabalhar em prol desse conhecimento

grato pelo contato e por registrar sua passagem pelo site

Data: 04-11-2016

De: Berlatto

Assunto: Ideias

"Assim também se ilude o homem que considera as coisas de baixo, terra a terra, do ponto de vista material; para apreciá-las com justeza, é preciso vê-las de cima, que dizer, dponto de vista ESPIRITUAL. O verdadeiro sábio, pois, deve, de alguma sorte, isolar a alma do corpo, para ver com os olhos do ESPÍRITO." (AK)

Data: 04-11-2016

De: Portal Consciência Política

Assunto: Re:Ideias

Tudo é uma questão de ponto de vista. Para aquele que está na parte baixa de uma montanha terá uma visão limitada e bloqueada pelos arbustos e árvores. E ao chegar no topo da montanha poderá se surpreender com o que vê.

Data: 04-11-2016

De: Berlatto

Assunto: Ideias

Nada mais é tão claro quanto a "Teoria da Idéias", a reminiscência platônica, do visível e invisível, do principio espiritual (inteligente) e material, de que o homem é um ser reencarnado na terra. As idéias do verdadeiro, do bem e do belo já existiam antes de sua encarnação.
Conservamos uma vaga intuição de um outro mundo ao qual aspira, de sua sobrevivência ao corpo, de sua saída do mundo espiritual para se encarnar, e de sua reentrada o mesmo mundo depois da morte.
A alma se extravia e se perturba quando se serve do corpo para considerar qualquer objeto; tem vertigens,como se estivesse ébria, porque se liga a coisas que são, por sua natureza. sujeita a mudanças; ao passo que, quando contempla sua própria essência, ele se dirige para o que é puro, eterno, imortal e, sendo da mesma natureza fica aí ligada tanto tempo quanto o possa; então seus descaminhos cessam porque está unida ao que é imutável, e esse estado da alma é o que se chama SABEDORIA.

Data: 04-11-2016

De: Portal Consciência Política

Assunto: Re:Ideias

Prezado Berlatto

Agradecemos por sua visita e seu contato. Sem dúvida Platão é um dos filósofos mais ilustres que temos e sua Teoria das Ideias, aplicada ao campo da política, nos remeteria a uma leitura de mundo bem diferente daquela que temos hoje. Talvez Platão não seja tão utópico quanto pensava Maquiavel e até mesmo o campo da política necessite de uma leitura de mundo que nos remeta a algo além da realidade material.

Saudações cordiais

Data: 16-10-2016

De: Vanda Corrêa Thomé

Assunto: Deliberacionistas

Maravilhoso projeto!
Parabéns ao professor e aos desenvolvedores!
Gostaria de ler suas considerações sobres os teoricos deliberacionistas' Bohman e Cohen.
grata

Data: 16-10-2016

De: Portal Consciência Política

Assunto: Re:Deliberacionistas

Prezada Vanda Corrêa

No momento o que temos sobre Bohman e Cohen é apenas o que consta na seção Democracia Deliberativa ( http://m.portalconscienciapolitica.com.br/ciber-democracia/democracia-deliberativa/). Dispomos apenas de um amplo material sobre o Habermas, na seção dedicada ao filósofo alemão.

Saudações cordiais

Data: 08-09-2016

De: Isabel Villela

Assunto: Site

Belíssima iniciativa inspiradora, professor Alexsandro.

Data: 08-09-2016

De: Portal Consciência Política

Assunto: Re:Site

Obrigado Isabel Villela

Pela visita e pelo contato. É sempre bom saber que nossa iniciativa é inspiradora

Abraço

Itens: 1 - 10 de 63
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário